Sobre Itapoa

Os primeiros habitantes das terras, hoje pertencentes ao município de Itapoá, foram os índios Carijós. As mesmas terras pertenciam ao município de São Francisco do Sul desde 1504, quando chegaram os primeiros colonizadores europeus, até 1966, ano da emancipação de Garuva e elevação de Itapoá, para a categoria de Distrito de Garuva.

Enquanto ainda era São Francisco do Sul as terras abrigaram os franceses integrantes da Colônia Industrial, conhecida na região como Colônia do Saí. O Falanstério do Saí, organizado por Benoit Jules Mure, em área territorial atualmente pertencente aos municípios de Itapoá, Garuva e São Francisco do Sul, fundado em 1842, tinha suas bases nas doutrinas socialistas de Francisco Maria Carlos Fourier, o precursor do socialismo moderno.

A experiência socialista fracassou, mas as terras férteis e as belezas naturais da Península do Saí, continuaram a atrair os europeus e alguns descendentes das famílias falansterianas, que vieram em busca do sonho socialista, aqui permaneceram e contribuíram para povoar as terras continentais da então, São Francisco do Sul.

Os primeiros brancos chegaram às terras de São Francisco do Sul por mar. Os franceses deslocavam-se pela estrada Mangin, que partindo da casa de Picot, levava, através de dezessete pontes ou pontilhões e depois, em terreno acidentado, à planície do Sa

 

Picadas foram transformadas em estradas

O acesso por terra para Itapoá era feito por picadas e picadões. Somente em 1957, a empresa SIAP – Sociedade Imobiliária e Pastoril Ltda, deu início a construção da estrada da Serrinha, também denominada Sol Nascente. A estrada, com uma extensão de 27,7 km ligava Itapoá a Garuva. Em 30 de novembro de 1990, a estrada passou à responsabilidade do 1º DER – Distrito Estadual Rodoviário e recebeu a denominação de SC 415.

Na década de 1950, Itapoá ainda pertencia ao Município de São Francisco do Sul. E eram três as aglomerações populacionais: Colônia da Barra do Saí (ao norte da localidade); Colônia de Itapema (ao centro); Colônia do Pontal (confrontando com São Francisco do Sul).

A ligação por terra e o crescimento dos núcleos populacionais, bem como as dificuldades por parte da administração de São Francisco em atender às necessidades da comunidade, resultou na formação de um movimento popular pela emancipação de Garuva e Itapoá.

Em 1962, Itapoá é elevada a categoria de distrito do novo município de Garuva. Em 1963, tem início o projeto de construção de um segundo acesso a Itapoá. As primeiras picadas, foram abertas em 1965. Graças à mobilização dos moradores. A obra teve início em abril de 1969 e foi concluída no dia 17 de novembro de 1970. O nome, “Estrada Cornelsen” é uma homenagem ao maior doador de terras para abertura da estrada, João Cornelsen. Com uma extensão de 9,8 km a estrada também é conhecida como “Estrada do Sol”.

Mas o grande sonho era asfaltar o acesso e para isso foi criada, pela Lei 20/97 de 25/03/97 uma taxa de pavimentação e fundo pró asfalto. Posteriormente a lei foi revogada e o dinheiro dos munícipes devolvido em forma de descontos no IPTU.